quarta-feira, 21 de novembro de 2012


 

ESCOLA ESTADUAL PADROEIRA DO BRASIL

ANO LETIVO: 2012

PROfª. COORDENADORA: MARLENE DE JESUS PEREIRA

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

                          VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA 
APRESENTAÇÃO

              Esse projeto tem como meta principal, aprimorar a qualidade de ensino nessa unidade escolar, principalmente no que diz respeito à alfabetização continuada. Esse fator tem sido considerado de maior relevância, frente aos altos índices de repetência e fracasso escolar.

            Tal análise parte das reuniões realizadas para estudos das avaliações internas da nossa unidade de ensino e definições de metas, para implantação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Básica, visando melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB). Essas reuniões vêm acontecendo no decorrer dos últimos anos, nas quais sempre é levantada a importância da realização de um trabalho significativo com as séries iniciais, pois é à base do processo ensino aprendizagem.

             Pensando em sanar, ou pelo menos amenizar esse fato, gritante que ronda, não apenas nossos espaços escolares, mas a sociedade de modo geral, percebe-se a necessidade de envolver educandos e educadores, de forma lúdica e prazerosa na questão da leitura. Isso se faz necessário devido à estreita relação da repetência e fracasso escolar com problemas no ensino da leitura, pois quem lê bem, tem maior probabilidade de êxito.    

      Proponho então, a elaboração e desenvolvimento de um projeto de leitura, em conjunto com toda a escola, envolvendo além dos funcionários em geral, voluntários da comunidade externa. No entanto, essa participação deverá ser espontânea; isso porque, a leitura é um hábito e como qualquer outro hábito, precisa ser desenvolvido da melhor maneira possível, com entusiasmo e verdade, pois ensinamos mais com exemplos do que com palavras. E a aprendizagem da leitura deve ser singela e plena. De acordo com a Prof.ª Ieda Brito em reportagem à revista Nova Escola, o “aprendis de leitura” precisa de modelos, porque modelo é fonte de motivação e apoio no aprendizado de qualquer prática cultural.

 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista as dificuldades de leitura apresentadas por grande parte dos nossos educandos; bem como, a preocupação dos órgãos governamentais na construção de uma escola eficaz, faz-se necessário, a elaboração e desenvolvimento de um projeto que venha de encontro aos anseios dos educandos. Pois o indivíduo que aprende a ler com propriedade, e envolve-se, com esta prática, torna-se uma pessoa diferente, muda seu modo de viver, sua relação com os outros e com a sua cultura. A finalidade desse projeto é também, demonstrar para alguns educadores os benefícios dos projetos didáticos, principalmente, quando trabalhado coletivamente; comprovando uma vez mais o ditado popular, “a união faz a força;” em se tratando de educação, também, a diferença. Diferença essa, extremamente necessária para reverter quadros educacionais preocupantes no panorama nacional e especificamente em nossa Unidade Escolar.

 OBJETIVO GERAL

 Contribuir satisfatoriamente na qualidade de ensino, através de atividades lúdicas e significativas de todo tipo de leitura. Tais como: leituras de símbolos diversos, pinturas, gravuras, desenhos, cartas bilhetes, revistas, jornais, literárias, poéticas, infantis, infanto-juvenil e linguagens matemáticas etc. Desenvolvidas coletivamente, atraindo toda a comunidade escolar, através de exemplos simples de comunicação, exposição e divulgação dos nossos acervos, levando nossos educandos a perceberem a função social da leitura e escrita relacionando-as, com a ascensão pessoal, profissional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v     Estimular o gosto pela leitura, escrita e interpretação;

v     Valorizar a cultura escrita;

v     Desenvolver o gosto pelas artes;

v     Compreender a importância das várias formas de expressão;

v     Promover a socialização e interação;

v     Descobrir novos talentos;

v     Melhorar a qualidade de ensino;

v     Auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem;

v     Valorizar e respeitar o espaço interno e externo da sala de aula;

v     Compreender-se sujeito ativo do seu conhecimento;

v     Valorizar as diversidades culturais;

v     Compreender o uso social da leitura e escrita;

v     Construir conhecimentos sólidos e significativos;

v     Resgatar brincadeiras antigas;

v     Promover momentos de distração e lazer;

v     Promover a troca de conhecimentos;

v     Envolver pelo exemplo;

v     Valorizar e respeitar as diversas formas de expressão;

v     Perceber-se necessário no processo ensino aprendizagem.

 CONTEÚDOS

v    Leitura e Escrita

RECURSOS

v     Parlendas;

v     Frases;

v     Versos;

v     Poesias;

v     Expressões: oral, corporal, artística e escrita;

v     Quadrinhas;

v     Poemas;

v     Acrósticos;

v     Músicas;

v     Teatros;

v     Dramatizações;

v     Brincadeiras de roda;

v     Ditados populares;

v     Provérbios;

v     Histórias em quadrinhos;

v     Histórias enigmáticas;

v     Narrativas;

v     Histórias infantis e juvenis;

v     Propagandas;  

v     Desenhos;

v     Trovas;

v     Símbolos matemáticos;

v      Avisos;

v     Paródias;
       
       v Fábulas

       v Cartazes;
 
  v     Materiais recicláveis;

 
 Recursos Tecnológicos

v     Computadores;

v     Televisão;

v     Câmera digital;

v     Data show;

v     DVD;

v     Filmadoras;

v     Celulares;

v     Aparelhos de som;

 
METODOLOGIA

Apresentação do Projeto:

 Apresentar o projeto para a direção da escola, demais coordenadores pedagógicos e de áreas, professores e demais funcionários, solicitando sugestões de atividades para o aprimoramento do mesmo no cotidiano escolar, para que o mesmo possa tornar-se um projeto coletivo, com a junção de idéias e acima de tudo, ações capazes de alcançar os objetivos comuns dessa comunidade escolar, que é a melhoria da qualidade de ensino. Essas sugestões serão anexadas ao projeto para serem inseridas no decorrer do seu desenvolvimento.

 Lançamento do projeto:

 
O lançamento do projeto será realizado no dia 26 de 0utubro no período vespertino com a participação ativa das turmas do 1º ao 5º ano da Escola Pólo e Extensão Areias e alunos do 6º ao 9º ano e comunidade escolar como convidados especiais.

 
v     Decorar a escola de maneira acolhedora, de acordo com o tema e objetivos do projeto, organizando vários espaços destinados a leitura, com livros e outros materiais diversos de leitura distribuídos estrategicamente, de maneira que estimulem os alunos e demais participantes à leitura;

v     Convidar toda a comunidade escolar, com convite chamativo, retratando a grandiosidade do evento;

v     Organizar dentre a equipe pedagógica e administrativa, voluntários e responsáveis pelas apresentações artísticas e culturais, selecionando alguns contadores de histórias, declamadores, narradores, cantores etc;

v     Convidar alguns pais para auxiliar na propagação da leitura, revezando com a equipe pedagógica e administrativa, nos diversos ambientes previamente preparados;

v     Acolher significativamente toda a comunidade escolar;

v     Abertura do evento com a caracterização de uma “vendedora de sonhos” montada em uma carroça decorada, trazendo em sua mala livros de literatura infantil, fazendo a divulgação dos mesmos e dirigindo-se à barraca dos sonhos;

v     Avião de sucata com movimentos  periódicos levando consigo uma faixa com o tema do projeto;

v     Organizar uma barraca denominada “Barraca dos Sonhos”, onde voluntários das áreas pedagógica, administrativa e pais estarão realizando leitura para os alunos;

v      Fazer uma prévia apresentação do projeto, demonstrando-lhes o quanto a presença de cada um é importante, não apenas para esse evento, mas para todo o desenvolvimento da escola, esclarecendo que o sucesso ou fracasso de uma unidade escolar depende dos autores e coautores da mesma, fazendo-os entenderem a importância do incentivo dos mesmos no desenvolvimento da leitura de seus filhos.

v     Declamar a poesia de autoria da professora Marlene de Jesus Pereira: QUER VIAJAR?

v     Apresentação de algumas músicas e poesias, as quais entrarão em anexo ao projeto.

v     Apresentações culturais dos alunos;

  
Desenvolvimento do Projeto no cotidiano escolar:


v     No cotidiano escolar o projeto será desenvolvido pelos professores que sentirem- se tocados pela importância do tema, com o apoio dos coordenadores pedagógicos e de áreas, com sugestões e elaborações de atividades, voltadas à questão da leitura, bem como com a preparação do ambiente escolar, com materiais de leitura estrategicamente distribuídos, variando sempre, para que não se torne rotineiro;

v     Os coordenadores pedagógicos e de áreas organizarão na escola pólo os materiais de leitura, de acordo com a faixa etária para uso interno e externo dos alunos com fichas de leitura para registro de empréstimo dos livros;

v     Selecionaremos materiais de leitura para as duas extensões, fazendo periodicamente a troca dos mesmos, o critério de uso será o mesmo da escola pólo;

v     A equipe pedagógica e os administrativos voluntários ficaram incumbidos de estimular a leitura, cotidianamente, buscando estratégias diversas e variadas, as quais serão anexadas ao projeto.


Divulgação do projeto:

O desenvolvimento e os resultados do projeto serão divulgados por intermédio do blog: www.escolapadroeiradobrasil.blogspot.com

 
AVALIAÇÃO

             A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através da conversação em sala de aula e demais recintos escolares, na observação de mudanças de atitudes e nos registros de pequenos textos ou frases realizados pelos alunos sobre a importância da leitura e das atividades vivenciadas sobre o tema. Assim procedendo, verificaremos a capacidade e potencial dos alunos, suas dificuldades e limites, para que possamos interferir sempre que necessário.

 
COLABORADORES

  • Administrativos;
  • Comunidade em geral;
  • Coordenadores pedagógicos e de áreas;
  • Direção;
  • Gerenciador de recursos tecnológicos;
  • Professores.

 
QUER VIAJAR?

 
         QUER VIAJAR SEM RUMO, NEM DIREÇÃO?

NÃO COMPRE CARROS, MOTOS, CARROÇAS, NEM AVIÃO;

COMPRE LIVROS E VIAJE NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.

 

QUER VIAJAR COM SEGURANÇA E DIREÇÃO?

LEIA LIVROS, POESIAS, RECONTE HISTÓRIAS;

E TERÁS MELHORIA NA EDUCAÇÃO.

 

QUER VIAJAR COM SABEDORIA E EMOÇÃO?

PROMOVA A LEITURA, HOJE, AGORA, EM QUALQUER SITUAÇÃO;

E VERÁS O BRILHO DAS ESTRELAS;

ONDE SÓ HAVIA ESCURIDÃO.

 

QUER VIAJAR NO RÍTIMO, NA BALADA DE UMA CANÇÃO?

LEIA UM LIVRO A UMA CRIANÇA;

E PERCEBERÁS BROTAR NELA;

A MAIS PROFUNDA EMOÇÃO.

 

QUER VIAJAR NO RUMO CERTO DA EDUCAÇÃO?

SONHEM SONHOS CONCRETOS;

VIVAM NAS ESCOLAS;

EM PERFEITA UNIÃO.

 

 

MARLENE DE JESUS PEREIRA

 

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